Grant Gilmore e “A morte do contrato”: o ciclo de vida da “clássica” teoria geral dos contratos estadunidense
Palavras-chave:
Grant Gilmore, Morte do contrato, Teoria geral dos contratos, Realismo jurídico estadunidense, Formalismo jurídico estadunidenseResumo
A morte do contrato é uma obra jurídica estadunidense escrita por Grant Gilmore, hoje considerada clássica em matéria de direito contratual naquele país. Analisam-se aqui o seu conteúdo e repercussão (perpassando-se, nesse processo, as críticas posteriores tecidas por seus comentadores), bem como a razão da sua notoriedade e do status a que foi alçada. Busca-se situar a obra em seu panorama histórico – revelando o debate jusfilosófico entre o racionalismo e o formalismo jurídico que lhe serve como pano de fundo –, além de desmitificar certa compreensão equivocada sobre ela, derivada do teor provocativo que o autor lhe imbuiu com intuito de gerar impacto e de causar controvérsia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.