Da indenização punitiva: análise de sua aplicabilidade na ordem jurídica brasileira
Palavras-chave:
Responsabilidade civil, Indenizac?a?o punitiva, Indenizac?a?o reparato?ria, Danos morais, Princi?pio da legalidadeResumo
A aplicabilidade de indenizações punitivas no Direito Civil brasileiro tem sido objeto de con- trovérsias teóricas. Prevalece atualmente a posição de que o manejo da pena privada seria cabível nas hipóteses de danos morais, a partir de fundamen- tos tais como a necessidade de maior proteção aos direitos da personalidade e a insuficiência da repa- ração em casos de ofensas extrapatrimoniais. Neste artigo, defende-se que a pretendida incorporação da indenização punitiva ao Direito Civil brasileiro é inviável na ausência de previsão legal expressa, por representar violação ao princípio da legalidade. Ressalta-se, ainda, que o desenvolvimento histórico da responsabilidade civil na tradição jurídica roma- no-germânica promoveu uma gradual superação das penas privadas, privilegiando a natureza repa- ratória da indenização. Enquanto não for estabele- cida pela via legislativa, a indenização punitiva não é aplicável na ordem jurídica brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.