A reparação do dano moral coletivo: análise crítica dos parâmetros aplicáveis no direito brasileiro

Autores

  • Giovana Valentiniano Benetti

Palavras-chave:

Dano moral coletivo, Indenização, Critérios, Caráter punitivo, Caráter compensatório

Resumo

O objetivo do presente ensaio é identificar os parâmetros que melhor se adequam à quantificação da reparação do dano moral coletivo no ordenamento brasileiro, questionando-se se os standards apontados pela doutrina estão alinhados ao caráter reparatório da responsabilidade civil e se estão sendo empregados pela jurisprudência. O estudo compreende ampla pesquisa jurisprudencial a fim de identificar se as decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) explicitam os critérios que contribuíram para a fixação do quantum e atentaram para as particularidades concretas. Conclui-se que os parâmetros aplicados pela jurisprudência permanecem incertos, embora algumas decisões registrem a preocupação em alcançar uniformidade nas condenações e utilizem o método bifásico para a quantificação da reparação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Valentiniano Benetti

Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Professora do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

GIOVANA VALENTINIANO BENETTI. A reparação do dano moral coletivo: análise crítica dos parâmetros aplicáveis no direito brasileiro . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 35, n. 10, p. 169–220, 2023. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1308. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.