Sobre-estadia de contêiner no contrato de transpor te marítimo: a regulação no direito brasileiro e a necessária revisão dos modelos jurídicos jurisdicionais vigentes
Palavras-chave:
Direito marítimo, Direito contratual, Transporte marítimo, Demurrage de contêiner, Modelos jurídicosResumo
O presente estudo objetiva apresentar a disciplina normativa e dogmática do contrato de transporte marítimo de mercadorias no direito marítimo contratual brasileiro, a fim de compreender e analisar as cobranças judiciais fundadas na cláusula demurrage de contêiner. Assim, abordam-se aspectos teóricos e práticos do contrato estudado, suas fontes e da cobrança de sobre-estadia de contêiner, bem como a aptidão dos modelos jurídicos propostos por doutrina e jurisprudência para regular com racionalidade, segurança e justiça a matéria. Trata-se de pesquisa qualitativa e de caráter exploratório que se aproveita do método dedutivo, sob o prisma jurídico-normativo-conceitual, utilizando-se de instrumentais bibliográficos, tais como fontes primárias, doutrina, artigos científicos e literatura especializada, nacional e estrangeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.