Sobre-estadia de contêiner no contrato de transpor te marítimo: a regulação no direito brasileiro e a necessária revisão dos modelos jurídicos jurisdicionais vigentes

Autores

  • Paulo Sérgio Velten Pereira
  • Rodrigo Dutra da Silva

Palavras-chave:

Direito marítimo, Direito contratual, Transporte marítimo, Demurrage de contêiner, Modelos jurídicos

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar a disciplina normativa e dogmática do contrato de transporte marítimo de mercadorias no direito marítimo contratual brasileiro, a fim de compreender e analisar as cobranças judiciais fundadas na cláusula demurrage de contêiner. Assim, abordam-se aspectos teóricos e práticos do contrato estudado, suas fontes e da cobrança de sobre-estadia de contêiner, bem como a aptidão dos modelos jurídicos propostos por doutrina e jurisprudência para regular com racionalidade, segurança e justiça a matéria. Trata-se de pesquisa qualitativa e de caráter exploratório que se aproveita do método dedutivo, sob o prisma jurídico-normativo-conceitual, utilizando-se de instrumentais bibliográficos, tais como fontes primárias, doutrina, artigos científicos e literatura especializada, nacional e estrangeira.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Velten Pereira

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão – TJ/MA.

Rodrigo Dutra da Silva

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Advogado. 

Downloads

Publicado

2023-06-09

Edição

Seção

Doutrina Nacional