Uma análise da responsabilidade civil pela perda de uma chance sob a ótica do Direito Comparado

Autores

  • Rafael Pereira Ferreira

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil, Dano, Perda de uma chance, Direito Civil, Direito Comparado

Resumo

Mediante críticas e questionamentos, estabeleceu-se, no decorrer das últimas décadas, a responsabilidade civil pela perda de uma chance, desenvolvida com o intuito de evitar que ficassem sem reparação casos em que um terceiro, por meio de ato ilícito, privava a vítima de alcançar um resultado desejado, uma vez que não era possível demonstrar o nexo de causalidade entre a sua conduta e o prejuízo final ocasionado à vítima. Este artigo tem por finalidade discorrer sobre a responsabilidade civil pela perda de uma chance, sua origem e desenvolvimento pelo mundo, bem como seus pressupostos, fundamentos e objetivos, mediante análise de sua aplicação no direito comparado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira Ferreira

Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC (Portugal). Pesquisador com ênfase em Tort Law na ESADE Business School (Espanha) e na National University of Ireland (Irlanda). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG. Advogado. 

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

RAFAEL PEREIRA FERREIRA. Uma análise da responsabilidade civil pela perda de uma chance sob a ótica do Direito Comparado . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 37, n. 10, p. 173–206, 2024. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1364. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.