Reflexões sobre a (i)legalidade de exploração econômica de unidades condominiais residenciais para fins de estada de curta duração (Airbnb style)

Autores

  • André Luiz Cavalcanti Cabral
  • Davi Travas Viana

Palavras-chave:

Meios de hospedagem, Locação para temporada, Airbnb style, Empresarialidade, Hospedagem irregular

Resumo

Neste artigo, parte-se da problemática fática e jurídica trazida pelo Recurso Especial n. 1.819.075/RS, tendo em vista responder à seguinte pergunta: que tipo de negócio jurídico celebram as partes (anfitrião e hóspede) mediante a intermediação via Airbnb style, ou seja, via meios digitais de relacionamento? A resposta a essa pergunta percorre o seguinte caminho: inicialmente, procede-se ao estudo do tratamento jurídico conferido à hospedagem e ao contrato de locação para temporada no Brasil. Ao final, averigua-se a fattispecie apresentada no Recurso Especial n. 1.819.075/RS com enfoque na exploração empresarial das residências instaladas em condomínios edilícios verticais e horizontais. Propõe-se uma abordagem do tema sob o ângulo de uma análise empresarialista (empresarial) para se posicionar pela ilegalidade do exercício da atividade de hospedagem, conforme relatado no caso do Recurso Especial n. 1.819.075/RS.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Cavalcanti Cabral

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direito Empresarial e Direito Tributário. Professor do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFPB. Advogado. 

 

 

Davi Travas Viana

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFPB. Especialista em Direito Processual Civil. Advogado. 

 

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

ANDRÉ LUIZ CAVALCANTI CABRAL; DAVI TRAVAS VIANA. Reflexões sobre a (i)legalidade de exploração econômica de unidades condominiais residenciais para fins de estada de curta duração (Airbnb style) . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 30, n. 9, p. 245–285, 2022. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1060. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.