O abuso de direito ainda tem utilidade no direito privado brasileiro?

Autores

  • Eduardo de Sampaio Leite Jobim

Palavras-chave:

Direito privado, Abuso de direito, Código Civil brasileiro, Boa-fé objetiva, Direito comparado

Resumo

O artigo visa a analisar se ainda haveria relevância para o estudo do instituto jurídico do abuso de direito no Brasil. Para tanto, será apresentado um dissenso que se travou entre estudiosos do direito, acerca da relevância do referido instituto jurídico: de um lado, destacam- se autores que apontam que o abuso de direito teria sido incorporado pela boa-fé objetiva, tomada como exercício inadmissível de posições jurídicas, que se estruturou na Alemanha em face do desenvolvimento da cláusula geral da boa- -fé; de outro, existem estudiosos do direito que dão relevância e atualidade ao abuso de direito, afirmando que o seu critério material seria mais amplo que o da boa-fé, na medida em que cobriria para além dessa, os critérios de bons costumes e função econômica ou social do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Sampaio Leite Jobim

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – USP. Ex-bolsista da USP e do CNPq. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

EDUARDO DE SAMPAIO LEITE JOBIM. O abuso de direito ainda tem utilidade no direito privado brasileiro? . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 32, n. 9, p. 55–94, 2023. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1181. Acesso em: 18 mar. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.