Contrato de edição: breve análise histórica e as insuficiências e deficiências da Lei 9.610/98

Autores

  • Rodrigo Serra Pereira

Palavras-chave:

Contrato de edição, Obra gráfica, Direito moral do autor, Direito patrimonial do autor, Utilização de obras intelectuais, Editor, Legislação contemporânea

Resumo

O presente artigo visa realizar uma breve análise do contrato de edição, tendo em vista a evolução histórica do direito do autor, a sua natureza jurídica e a evolução da legislação brasileira. O reconhecimento do direito moral do autor e sua proeminência para a análise da matéria, como feixe central do microssistema de direito de autor, serão destacados na análise do conceito e das características do contrato de edição, bem como dos direitos e deveres do autor e do editor. A responsabilidade civil também será cotejada, com base na conformação axiológica do direito de autor e, por consequência, do contrato de edição. Nessa esteira, diante das insuficiências e deficiências verificadas na Lei 9610/98, far-se-ão propostas de revisão e alteração da legislação. 

     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Serra Pereira

Mestre e doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Defensor Público do Estado de São Paulo.  

 

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

RODRIGO SERRA PEREIRA. Contrato de edição: breve análise histórica e as insuficiências e deficiências da Lei 9.610/98 . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 29, n. 8, p. 241–270, 2022. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1026. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.