Discriminação de preços: os limites jurídicos da oferta e precificação

Autores

  • Jonathan Barros Vita
  • Thiago Macielde Paiva Costa

Palavras-chave:

Discriminação de preços, Geo-blocking, Geo-pricing, Cookies em passagens aéreas

Resumo

O presente trabalho analisa as repercus­sões das condutas de discriminação de preços e geodiscriminação no sistema jurídico. Pelo uso do método dedutivo, fundamentado em revisão bibliográfica e estudo de caso, utilizando-se co­mo sistema de referência o construtivismo lógi­co-semântico, percebe-se que, conquanto haja uma pretensão prima facie de ilicitude dessas práticas, é viável que essas condutas sejam per­cebidas como lícitas pelo sistema. Avaliaram-se a reclamação promovida em face do Decolar.com e o caso de uso de cookies para funda­mentar a precificação dinâmica das passagens aéreas. Demonstrou-se que elas representam intervenções no âmbito de proteção do direito à igualdade de condições de contratação pelo consumidor. Concluiu-se que a conformidade da conduta às demais estruturas de coordenação e subordinação do sistema determinará a percep­ção da discriminação como fato lícito ou ilícito.

Biografia do Autor

Jonathan Barros Vita

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Economia e Negócios de Viena (Áustria). Mestre em Segundo Nível em Direito Tributário da Empresa pela Universidade Luigi Bocconi de Milão (Itália). Coordenador e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Marília – Unimar. Foi Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Advogado, Consultor Jurídico e Contador.

Thiago Macielde Paiva Costa

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, com período de cotutela na Universidade de Perugia (Itália). Mestre em Direito pela Universidade de Marília – Unimar. Tabelião e Oficial Registrador.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Edição

Seção

Doutrina Nacional