REsp 1.984.655/SP: a natureza jurídica da cláusula take or pay

Autores

  • João Pedro Kostin Felipe de Natividade
  • Luis Felipe Rasmuss de Almeida

Resumo

Introdução

Este comentário tem por objeto a decisão da 3ª T. do STJ no REsp 1.984.655/SP. A Corte reformou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo de modo a declarar a validade de duplicatas emitidas por fornecedora de gases industriais com base no valor mínimo previsto em cláusula take or pay. A principal questão enfrentada pelo Tribunal Superior foi a natureza jurídica da referida cláusula, bem como a forma pela qual isso repercutiria sobre a compra e venda celebrada pelas partes, a saber, com possíveis efeitos sobre a validade das duplicatas sacadas pela fornecedora. O comentário foi elaborado a partir dos fundamentos desenvolvidos no voto da Relatora, Ministra Nancy Andrighi, e problematizado à luz da doutrina e jurisprudência nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Kostin Felipe de Natividade

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Advogado. 

Luis Felipe Rasmuss de Almeida

Mestrando em Direito Civil e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Membro da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo – RDCC. 

Publicado

2024-02-15

Como Citar

JOÃO PEDRO KOSTIN FELIPE DE NATIVIDADE; LUIS FELIPE RASMUSS DE ALMEIDA. REsp 1.984.655/SP: a natureza jurídica da cláusula take or pay . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 37, n. 10, p. 459–469, 2024. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1377. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Comentários de Jurisprudência