REsp 1.984.655/SP: a natureza jurídica da cláusula take or pay

Autores

  • João Pedro Kostin Felipe de Natividade
  • Luis Felipe Rasmuss de Almeida

Resumo

Introdução

Este comentário tem por objeto a decisão da 3ª T. do STJ no REsp 1.984.655/SP. A Corte reformou acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo de modo a declarar a validade de duplicatas emitidas por fornecedora de gases industriais com base no valor mínimo previsto em cláusula take or pay. A principal questão enfrentada pelo Tribunal Superior foi a natureza jurídica da referida cláusula, bem como a forma pela qual isso repercutiria sobre a compra e venda celebrada pelas partes, a saber, com possíveis efeitos sobre a validade das duplicatas sacadas pela fornecedora. O comentário foi elaborado a partir dos fundamentos desenvolvidos no voto da Relatora, Ministra Nancy Andrighi, e problematizado à luz da doutrina e jurisprudência nacional.

Biografia do Autor

João Pedro Kostin Felipe de Natividade

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Advogado. 

Luis Felipe Rasmuss de Almeida

Mestrando em Direito Civil e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Membro da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo – RDCC. 

Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Comentários de Jurisprudência