“Autobiografia de Hans Kelsen”

Autores

  • Patrícia Cândido Alves Ferreira

Resumo

Dados bibliográficos: KELSEN, Hans. Autobiografia de Hans Kelsen. Trad. por Gabriel Nogueira Dias e José Ignácio Coelho Mendes Neto. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

 

Sumário: Introdução. 1. O “Prólogo” por Robert Walter e Clemens Jabloner. 2. “Hans Kelsen, o jurista e suas circunstâncias” – O “Estudo Introdutório” por José Antonio Dias Toffoli e Otavio Luiz Rodrigues Jr.. 3. A “Introdução” por Matthias Jestaedt. 4. A Autobiografia por Hans Kelsen. 5. Apêndice. Conclusão.

 

Introdução: Hans Kelsen (Praga, 1881; Berkeley, 1973) e sempre lembrado como o maior expoente do Direito do século XX, conquanto sua dimensão continue a avançar por este século póstero. Ha muito se tornaram incontestáveis a extensão, a qualidade e o impacto de sua obra. Provam-no as 58 mil páginas por ele escritas, a tradução de seus livros para mais de 24 idiomas, a presença obrigatória de sua teoria nos cursos de formação acadêmica e, sobretudo, a atualidade de seu pensamento na doutrina e na jurisprudência. Quem foi Hans Kelsen? Não o renomado doutrinador, mas o professor, o juiz, o militar, o pai de família, o exilado, o ser humano? Sem delegar a responsabilidade a ninguém, ele próprio se antecipou a essas indagações em seu texto autobiográfico, que é um assomo de dizer a verdade sobre si e seu trabalho, uma autopercepção do homem e jusfilósofo reconhecido ainda em vida, apesar de envolto em polemicas e injustiças. [...]

Biografia do Autor

Patrícia Cândido Alves Ferreira

Pós-doutoranda em Direito Civil, Doutora e Mestra em Direito pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. 

Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Resenhas