“Moreira Alves está resfriado”: um ensaio biográfico sobre o último catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (parte 1)

Autores

  • Otavio Luiz Rodrigues Jr.

Palavras-chave:

Biografia, Ministro, Supremo Tribunal Federal, Professor

Resumo

Este ensaio biográfico apresenta, em sua primeira parte (1933-1969), as origens e a carreira de José Carlos Moreira Alves, ministro do Supremo Tribunal Federal e professor catedrático de Direito Civil da Universidade de São Paulo, uma personagem-chave da História jurídica brasileira do final do século XX. Moreira Alves viveu o início de sua carreira acadêmica nos anos 1960, em meio a grandes transformações políticas no país, especialmente a instauração da ditadura militar em 1964. Sua trajetória contém elementos de interesse histórico para a compreensão do Código Civil vigente e da transformação institucional do Supremo Tribunal Federal.

Biografia do Autor

Otavio Luiz Rodrigues Jr.

Professor Associado de Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo). Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Bolsista de Produtividade do CNPq. Membro do Conselho Superior da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coordenador da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo. 

Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Ensaios e Pareceres