O Regime Jurídico Emergencial e Transitório das Relações Jurídicas de Direito Privado no período da pandemia do coronavírus (Covid-19) (versão para a língua inglesa com comentários explicativos)

Autores

  • Luís Felipe Rasmuss de Almeida

Palavras-chave:

Direito Privado, Regime transitório, Pandemia da Covid-19, Lei brasileira do coronavírus, Relações jurídicas de Direito Privado

Resumo

O presente trabalho consiste na versão para a língua inglesa da lei brasileira do coronavírus para as relações jurídicas privadas (Lei nº 14.010 de 2020 que institui o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das Relações Jurídicas de Direito Privado no período da pandemia do coronavírus [Covid-19]), que estabeleceu regras jurídicas relevantes e transitórias envolvendo temas como prescrição, usucapião, resilição, resolução e revisão contratual, além de regras de direito de família e sucessões, direito concorrencial e referentes à vigência das sanções da Lei Geral de Proteção de Dados. Nesse sentido, e de modo a facilitar a compreensão do texto legal por leitores estrangeiros, o trabalho inclui (i) notas introdutórias sobre o processo legislativo envolvendo o então Projeto de Lei nº 1.179/2020 e (ii) notas explicativas sobre aspectos da legislação brasileira referenciada na lei. 

   

Biografia do Autor

Luís Felipe Rasmuss de Almeida

Master of Laws candidate at the University of São Paulo (USP). LL.B. (USP). Member of the Contemporary Private Law Research Network (RDCC). Lawyer in São Paulo, Brazil. 

 

Publicado

2021-07-11

Edição

Seção

Ensaios e Pareceres