Causalidade e imputação na responsabilidade civil objetiva: uma reflexão sobre os assaltos em estacionamentos

Autores

  • Adalberto Pasqualotto

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Assaltos e roubos em estacionamentos de shopping center e hipermercados, Nexo de imputação, Nexo causal , Código de Defesa do Consumidor

Resumo

Ensaio crítico sobre a jurisprudência do STJ nos casos de assaltos e roubos nos estacionamentos de grandes conglomerados comerciais. Discute-se o conceito de nexo de imputação e conclui-se que a causa sinalagmática é o fator jurídico determinante da responsabilidade civil daqueles estabelecimentos. Todavia, fica em aberto saber qual é o limite da imputação de responsabilidade, especialmente quando se compara a jurisprudência sobre assaltos em estacionamentos com decisões do mesmo Tribunal em casos relativos à morte de espectadores numa sala de cinema de um shopping center, por ação de um atirador, nas quais foi reconhecida a excludente de fato de terceiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto Pasqualotto

Doutor em Direito pela UFRGS. Professor titular de Direito do Consumidor e Direito das Obrigações nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da PUCRS. Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor. Procurador de Justiça aposentado (MP-RS).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

PASQUALOTTO, Adalberto. Causalidade e imputação na responsabilidade civil objetiva: uma reflexão sobre os assaltos em estacionamentos. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 7, p. 185–206, 2016. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/21. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.