A culpa in contrahendo no direito alemão: um contributo para reflexões em torno da resposabilidade pré contratual
Palavras-chave:
Culpa in contrahendo, Responsabilidade pré-contratual, Direito alemãoResumo
O artigo analisa o surgimento e desenvolvimento da responsabilidade pré-contratual (culpa in contrahendo) no direito alemão, desde sua origem em Jhering, passando por sua recepção na doutrina pandectista, na jurisprudência do Tribunal Imperial, até abordar as recentes teorias de Stoll, Larenz e Canaris, mostrando, por fim, sua expansão pelo Bundesgerichtshof. Todo esse processo condensa-se na positivação do instituto no atual § 311, inc. 2 e 3 do BGB, em que a figura é tida como responsabilidade pela violação de um dever de consideração durante a fase de preparação do negócioDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-10-30
Como Citar
NUNES FRITZ, Karina. A culpa in contrahendo no direito alemão: um contributo para reflexões em torno da resposabilidade pré contratual. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 15, p. 161–208, 2018. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/415. Acesso em: 23 fev. 2025.
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.