A teoria do contrato relacional de Ian Macneil e a necessidade de se redIscutir a sua compreensão e aplicação no contexto jurídico brasileiro

Autores

  • Vinicius Machado Calixto

Resumo

O presente trabalho analisa a teoria do contrato relacional desenvolvida por Ian Macneil e apresenta um panorama dos estudos brasileiros que abordam, em maior ou menor medida, a teoria do contrato relacional, além de analisar em que sentido é consolidada a jurisprudência brasileira a respeito da matéria. Ressalta-se, aqui, a diferença quanto ao enfoque conferido no Brasil à teoria do contrato relacional. Enquanto para Ian Macneil se trata de uma nova abordagem geral de todos os contratos, a noção de contrato relacional em nosso país ainda é vista, em geral, sob uma perspectiva classificatória. Assim, o objetivo do artigo é propor uma nova visão da teoria do contrato relacional no contexto brasileiro, a qual é, na realidade, um resgate das ideias de Ian Macneil.

Biografia do Autor

Vinicius Machado Calixto

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduando no Centro de Direito Internacional (CEDIN). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Advogado.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Doutrina Nacional