O ativismo, o justo e o legal: crítica ao pamprincipiologismo a partir do caso das "famílias paralelas"

Autores

  • Lenio Luiz Steck

Palavras-chave:

fami?lias paralelas, Pamprincipiologismo, Hermene?utica

Resumo

Discute o ativismo no direito brasileiro sobretudo os pretensos bons ativismos, tão frequentes no direito civil. Parte do caso das famílias paralelas, em que se reconheceu judicialmente a possibilidade de dois vínculos conjugais simultâneos. Numa abordagem fenomenológica-hermenêutica, objetiva apontar os problemas da solução judicial à questão, quando esta recorre ao pamprincipiologismo, à primazia da realidade e às mixagens teóricas. Analisa os óbices legais e constitucionais ao reconhecimento do concubinato. Discutem-se os argumentos doutrinários e jurisprudenciais representativos da controvérsia. Constata-se, a final, sua tentativa de corrigir subjetivamente a compreensão da norma, substituindo o Legislativo pelo Judiciário, com graves prejuízos para a democracia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenio Luiz Steck

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito pela UFSC. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Unisinos. Ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado. 

Downloads

Publicado

2016-12-04

Como Citar

STECK, Lenio Luiz. O ativismo, o justo e o legal: crítica ao pamprincipiologismo a partir do caso das "famílias paralelas". Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 151–160, 2016. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/152. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional