Da indenização punitiva: análise de sua aplicabilidade na ordem jurídica brasileira

Autores

  • Maria Vital da Rocha
  • Davi Guimarães Mendes

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Indenizac?a?o punitiva, Indenizac?a?o reparato?ria, Danos morais, Princi?pio da legalidade

Resumo

A aplicabilidade de indenizações punitivas no Direito Civil brasileiro tem sido objeto de con- trovérsias teóricas. Prevalece atualmente a posição de que o manejo da pena privada seria cabível nas hipóteses de danos morais, a partir de fundamen- tos tais como a necessidade de maior proteção aos direitos da personalidade e a insuficiência da repa- ração em casos de ofensas extrapatrimoniais. Neste artigo, defende-se que a pretendida incorporação da indenização punitiva ao Direito Civil brasileiro é inviável na ausência de previsão legal expressa, por representar violação ao princípio da legalidade. Ressalta-se, ainda, que o desenvolvimento histórico da responsabilidade civil na tradição jurídica roma- no-germânica promoveu uma gradual superação das penas privadas, privilegiando a natureza repa- ratória da indenização. Enquanto não for estabele- cida pela via legislativa, a indenização punitiva não é aplicável na ordem jurídica brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vital da Rocha

Professora Adjunta de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Coordenadora do Curso de Direito (graduação e pós-graduação) do Centro Universitário 7 de Setembro. Doutora em Direito Civil – Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade de São Paulo. 

Davi Guimarães Mendes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Advogado. 

Downloads

Publicado

2017-11-26

Como Citar

DA ROCHA, Maria Vital; MENDES, Davi Guimarães. Da indenização punitiva: análise de sua aplicabilidade na ordem jurídica brasileira. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 12, p. 211–252, 2017. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/315. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.