Onerosidade excessiva superveniente no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor: mora, ruína pessoal e superendividamento

Autores

  • Bárbara Gomes Navas

Palavras-chave:

Onerosidade excessiva, Imprevisa?o, Revisa?o judicial dos contratos, Rui?na pessoal, Superendividamento

Resumo

Movido pela proposta de alteração do Código de Defesa do Consumidor para a disciplina da oferta do crédito e da prevenção e tratamento do superendividamento (PLS 283/2012), este estudo trata da onerosidade excessiva, expondo e comparando seu tratamento no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, passando à análise conceitual do superendividamento, da disciplina atual deste no direito francês e pátrio e dos mecanismos extrajudiciais adotados no Brasil para saná-lo. Por fim, são analisadas a proposta em tramitação no Congresso Nacional e a inovação por ela introduzida na ordem jurídica brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Gomes Navas

Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogada. 

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

GOMES NAVAS, Bárbara. Onerosidade excessiva superveniente no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor: mora, ruína pessoal e superendividamento. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 2, p. 109–136, 2016. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/128. Acesso em: 11 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.