Notas sobre a transmissão do direito de propriedade na antevéspera da primeira codificação civil brasileira

Autores

  • João Alberto Schützer Del Nero Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Transmissão de propriedade, Modos de aquisição da propriedade, Direito Romano, História do Direito, Contrato de compra e venda

Resumo

O presente estudo trata dos modos de aquisição e da transmissão do direito de propriedade. Iniciando-se por meio de coletânea de lições constantes de manuais de Direito Romano, são feitas considerações acerca (i) dos modos de aquisição da propriedade neste sistema, que incluem a mancipatio, a traditio e a in iure cessio; (ii) do arquétipo do negócio jurídico que constitui a compra e venda, sendo na sequência apresentadas proposições extraídas das lições de Direito Romano referenciadas. Na parte seguinte, o estudo apresenta a transcrição de (i) excertos das Ordenações Filipinas, das Ordenações Afonsinas e Manuelinas e da legislação portuguesa do século XIX; bem como (ii) da Consolidação das Leis Civis e do Esboço do Código Civil, estes últimos elaborados por Augusto Teixeira de Freitas. Com base nesses excertos, serão extraídas conclusões e enunciadas sete inferências hipotéticas referentes à traditio e compra e venda, baseadas também na doutrina de Coelho da Rocha, Trigo de Loureiro e Lafayette.

   

Biografia do Autor

João Alberto Schützer Del Nero, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Doutor em Direito (Área de Direito Civil) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1995). Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1975). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986). Professor Titular de Direito Romano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1991-1998). Professor Titular de Direito Civil III da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1992-1993). Professor Doutor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (desde 1997). Procurador-Geral da Universidade de São Paulo (1998-2005). Advogado em São Paulo (desde 1987).   

 

Downloads

Publicado

2022-03-20

Edição

Seção

Doutrina Nacional