Notas sobre a transação como contrato típico: instrumento negocial de autorregulação dos conflitos entre particulares
Palavras-chave:
Transação, Contratos, Direito civil brasileiroResumo
O trabalho pretende examinar os princi- pais aspectos da transação como negócio jurídico típico, a partir do reconhecimento, pelo Código Civil de 2002, da natureza contratual dessa figura. Sendo a transação uma operação econômica e um instrumento jurídico de grande importância práti- ca, cuja finalidade precípua reside em servir para a regulação de conflitos entre particulares, mediante as concessões recíprocas, reputa-se necessário des- tacar e examinar suas particularidades teóricas, no quadro dos contratos, e verificar o desenvolvimento dado a ela pela jurisprudência nos dez anos de vi- gência do Código Civil de 2002.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-17
Como Citar
SIEBENEICHLER ANDRADE, Fabio. Notas sobre a transação como contrato típico: instrumento negocial de autorregulação dos conflitos entre particulares. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 13, p. 171–197, 2018. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/342. Acesso em: 14 maio. 2025.
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.