Doação com reserva do usufruto vitalício. Cláusulas restritivas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade. Alegação de erro. Tentativa de levantamento das cláusulas restritivas

Autores

  • Silvio de Salvo Venosa
  • Cláudia Rodrigues

Resumo

1. Dos fatos. 2. As cláusulas restritivas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade. Sua inconveniência. 3. A cláusula de inalienabilidade no caso sob exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio de Salvo Venosa

Juiz aposentado do Primeiro Tribunal de Alçada Cível de São Paulo. Consultor e assessor de escritórios de advocacia. Membro da Academia Paulista de Magistrados. 

Cláudia Rodrigues

Advogada em Londrina. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina e doutoranda em Direito Comercial pela PUC-SP. Professora titular do Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná (Unopar). 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

VENOSA, Silvio de Salvo; RODRIGUES, Cláudia. Doação com reserva do usufruto vitalício. Cláusulas restritivas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade. Alegação de erro. Tentativa de levantamento das cláusulas restritivas. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 11, p. 341–346, 2017. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/295. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios e Pareceres