A concessão de anti-suit injunctions a favor da arbitragem no direito brasileiro: uma análise da correlação entre a jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia e do Superior Tribunal de Justiça
Palavras-chave:
Anti-Suit Injunctions, Arbitragem Internacional, Arbitragem, União Europeia, BrasilResumo
O estudo das anti-suit injunctions permanece atual, ganhando mais relevância quando analisado sob a ótica da arbitragem internacional. Com a presente pesquisa, buscou-se traçar um paralelo entre a jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia e o Superior Tribunal de Justiça do Brasil, analisando-se os critérios do deferimento, ou não, de medidas antiprocesso tanto a favor quanto contra a arbitragem. Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, com revisão bibliográfica de obras didáticas vinculadas ao objeto da pesquisa, além da consulta a textos normativos e decisões judiciais nacionais e estrangeiros. Ao final, verifica-se que as decisões no âmbito da União Europeia colocam em dúvida a utilização desse instituto, enquanto no cenário nacional as decisões do STJ têm se mostrado mais favoráveis à arbitragem.
Downloads
Referências
BERMANN, George A. The use of anti-suit injunctions in international litigation. Columbia Journal of Transnational Law, v. 28, 1990.
BOLFER, Sabrina Ribas. Arbitragem comercial internacional e anti-suit injunctions. Curitiba: Juruá, 2007.
CARMONA, Carlos A. Arbitragem e processo: um comentário à Lei nº 9.307/96. 3. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2012.
DAVIS, Max; HEATLEY, Simon. Anti-suit injunctions: west tankers survives to fight another day. Thomson Reuters. Practical Law, 26 jul. 2018.
GAILLARD, Emmanuel. Teoria jurídica da arbitragem internacional. Trad. Natália Mizrahi Lamas. São Paulo: Atlas, 2014.
RODRIGUES JR., Otavio Luiz; LEONARDO, Rodrigo Xavier; PRADO, Augusto Cézar Lukascheck. Comentários à Lei de Liberdade Econômica: Lei 13.874/2019. São Paulo: RT, 2019.
SILVEIRA, Gustavo Scheffer da. O papel do juiz no fortalecimento da arbitragem: efeito negativo da competência-competência v. anti-suit injunctions. Revista Brasileira de Arbitragem, v. 60, p. 44-59, out.-dez. 2018.
Referências jurisprudenciais nacionais:
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. CC 150830.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. REsp 791.260/RS.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. REsp 1.602.076.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. SEC 854/EX.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. SE 5206.
BRASIL. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Processo 70011081148.
Referências jurisprudenciais estrangeiras:
UNIÃO EUROPEIA. Tribunal de Justiça da União Europeia. Allianz e Generali Assicurazioni Generali (C-185/07).
UNIÃO EUROPEIA. Tribunal de Justiça da União Europeia. Gazprom OAO contra Lietuvos Respublika (C-536/13).
UNIÃO EUROPEIA. Conclusões do Advogado-Geral Melchior Wathelet, Processo C-536/2013.
UNIÃO EUROPEIA. Regulamento (CE) 44/2001.
UNIÃO EUROPEIA. Regulamento (CE) 1215/2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.

