Alimentos aos filhos: notas práticas e o caso dos filhos maiores ou emancipados
Resumo
Entende-se por alimentos tudo aquilo que seja indispensável ao sustento, habitação e vestuário do alimentado. A obrigação de alimentos que nos importa aqui explorar trata-se dos alimentos devidos aos filhos, sejam eles menores ou maiores/emancipados, pretendendo nós, neste nosso contributo, tratar o assunto de um ponto de vista essencialmente prático. Com esse objetivo, iniciamos o nosso contributo com uma breve resenha sobre a obrigação de prestar alimentos aos filhos e sobre o acordo de regulação das responsabilidades parentais, onde normalmente se encontra inscrito o valor da prestação fixa de alimentos e um eventual acordo sobre a comparticipação nas despesas de saúde, medicamentosas e de educação. Seguidamente, referimo-nos aos fundamentos para uma eventual alteração do acordo de regulação das responsabilidades parentais, na menoridade do filho. Já relativamente aos filhos maiores ou emancipados, abrimos a hipótese da celebração de um acordo, por inexistir acordo vigente, que verse sobre alimentos, aquando da menoridade. Abrimos ainda a hipótese de uma ação, após a maioridade, por eventual incumprimento do acordo vigente na menoridade ou para uma eventual alteração, bem como os respetivos fundamentos. Em seguida, referimos as obrigações do alimentado maior ou emancipado para com o devedor de alimentos, especialmente em relação à violação dos deveres de respeito, auxílio e assistência por parte do filho maior ou emancipado. Finalmente, referimo-nos à possibilidade da cessação da prestação de alimentos por inexigibilidade.
Downloads
Referências
AMARAL, Jorge Augusto Pais de. Direito da Família e das Sucessões, 6. ed., Almedina, 2019.
CORREIA, Maria de Deus. A propósito dos alimentos a filhos maiores , in ebook III Jornadas de Direito da Família e das Crianças – diálogo teórico-prático, disponível online em: [https://crlisboa.org/docs/publicacoes/jornadas-familia2019/Maria-Deus-Correia.pdf].
CRUZ, Rossana Martingo. Noções Gerais de Direito da Família e as Crianças, 1. ed., Gestlegal, agosto de 2024.
FRANCISCO, Carla. Os alimentos a filhos maiores em sede de tribunal, in ebook III Jornadas de Direito da Família e das Crianças – diálogo teórico-prático, disponível online em: [https://crlisboa.org/docs/publicacoes/jornadas-familia2019/Carla-Francisco.pdf].
MARQUES, Remédio, comentário ao art. 1880.º do CC, Código Civil Anotado – Livro IV, Direito da Família, Clara Sottomayor (coord.), Almedina, 2020.
MARQUES, Remédio, apud CORREIA, Maria de Deus. A propósito dos alimentos a filhos maiores…, in ebook III Jornadas de Direito da Família e das Crianças – diálogo teórico-prático, disponível online em: [https://crlisboa.org/docs/publicacoes/jornadas-familia2019/Maria-Deus-Correia.pdf].
MONTEIRO, Leonor Valente e DIAS, Inês Magalhães. Comentário ao art. 1879.º do CC, Código Civil Anotado – Livro IV, Direito da Família, Clara Sottomayor (coord.), Almedina, 2020.
SILVA, Joaquim Manuel da. A Família das crianças na separação dos pais – a guarda compartilhada e a justiça restaurativa, 2. ed., Petrony, 2019.
SOARES, Odete Severino. O direito de participação e audição da criança nos processos judiciais – promoção e proteção (fase judicial) e tutelar cível, 1. ed., Edições Sílabo, Lda., outubro de 2024.
SOTTOMAYOR, Maria Clara, comentário ao art. 1874.º do CC, Código Civil Anotado – Livro IV, Direito da Família, Clara Sottomayor (coord.), Almedina, 2020.
SOTTOMAYOR, Maria Clara. Comentário ao art. 1877.º do CC, Código Civil Anotado – Livro IV, Direito da Família, Clara Sottomayor (coord.), Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.

