A aplicação da teoria da desconsideração inversa da personalidade jurídica à luz do ordenamento jurídIco brasileiro

Autores

  • Felipe Palhares

Palavras-chave:

Desconsideração inversa da personalidade jurídica, Disregard doctrine, Desvio de finalidade, Confusão patrimonial, Quebra da autonomia patrimonial

Resumo

A desconsideração inversa da personalidade jurídica é uma forma de impedir a utilização da pessoa jurídica como artifício para a prática de atos ilícitos e fraudulentos, em prejuízo ao direito de terceiros, especialmente quando a pessoa natural transfere todos os seus bens pessoais para o patrimônio de sociedade empresária da qual é sócio, geralmente controlador, escondendo seus bens e frustrando eventual cobrança por dívidas e obrigações assumidas, sem qualquer relação com a sociedade. Este trabalho tem por escopo identificar se a desconsideração inversa é aplicada com fundamento em critérios objetivos e delimitados, dispostos expressamente no ordenamento jurídico, ou se é fixada com base no subjetivismo jurídico do magistrado, sem atenção a quaisquer requisitos específicos.

Biografia do Autor

Felipe Palhares

Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV/SP. Pós-graduando em Direito Societário pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. Advogado. 

Downloads

Publicado

2016-12-03

Edição

Seção

Doutrina Nacional