A antinomia que cerca a curatela e suas possíveis soluções

Autores

  • Paula Santiago Soares
  • Kelly Cristina Canela

Palavras-chave:

Antinomia, Código de Processo Civil, Curatela, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Capacidade jurídica

Resumo

A presente pesquisa se propõe a compreender o instituto da curatela, principalmente após as alterações normativas que sofreu por meio do Estatuto da Pessoa com Deficiência e do Código de Processo Civil de 2015, os quais, por falta de atenção e técnica legislativa, levaram ao surgimento de antinomia entre disposições envolvendo a curatela. Desse modo, passa-se a buscar a solução para tal conflito por meio dos critérios temporal, hierárquico e de especificidade, com a utilização do método comparativo, do método dialético e do método bibliográfico dedutivo. Conclui-se a presente pesquisa com a proposição de solução para o conflito de normas e com análise crítica do Projeto de Lei do Senado 757/2015, que surge como uma solução concreta para os problemas aqui apontados.   

Biografia do Autor

Paula Santiago Soares

Mestranda em Direito Civil pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. 

Kelly Cristina Canela

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito (Largo de São Francisco) da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Teoria do Direito pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Itália). Professora Doutora do Departamento de Direito de Privado da Universidade Estadual Paulista – UNESP. 

Downloads

Publicado

2023-11-05

Edição

Seção

Doutrina Nacional