Curatela versus tom ada de decisão apoiada: a capacidade civil como instrumento de garantia da autonomia da pessoa com deficiência

Autores

  • Eduardo Rocha Dias
  • Ana Beatriz de Mendonça Barroso

Palavras-chave:

Estatuto da Pessoa com Deficiência, Curatela, Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade, Autonomia

Resumo

Este artigo se propõe a responder ao seguinte problema de pesquisa: de acordo com as decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a inserção legal da tomada de decisão apoiada em substituição ao instituto da curatela, seria a redesignação da interpretação da capacidade civil promovida pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência eficaz na garantia da autonomia da pessoa com deficiência? Assim sendo, é necessário entender a situação jurídica da pessoa com deficiência após a vigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência, qual o amparo decorrente da atual regra de capacidade civil e como os institutos da curatela e tomada de decisão apoiada podem influenciar a autonomia dessa pessoa. Para isso, a metodologia adotada neste estudo é do tipo bibliográfico, puro quanto aos resultados, de natureza descritiva e a abordagem é quantitativa e qualitativa, mediante o uso do método de análise de decisões, por meio do qual foram examinados acórdãos do TJSP referentes à curatela e à tomada de decisão apoiada. Constata-se que mesmo com algumas divergências na aplicação do Estatuto e do Código Civil e diante da falta de disposições para melhor aplicar a TDA, as decisões reconheceram uma maior autonomia e possibilitar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rocha Dias

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza. Procurador Federal – Advocacia-Geral da União. 

 

Ana Beatriz de Mendonça Barroso

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

EDUARDO ROCHA DIAS; ANA BEATRIZ DE MENDONÇA BARROSO. Curatela versus tom ada de decisão apoiada: a capacidade civil como instrumento de garantia da autonomia da pessoa com deficiência . Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 27, n. 8, p. 207–231, 2021. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/928. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.