O Estado de Direito e os direitos da personalidade

Autores

  • José Lamartine Corrêa de Oliveira
  • Francisco José Ferreira Muniz

Resumo

Por motivos de natureza puramente de método de exposição – e que melhor serão entendidos no curso de trabalho – gostaríamos de começar pela análise de como, em dois sistemas jurídicos distintos, a previsão tipificada em lei de casos específicos de lesão aos direitos da personalidade terminou por ser sentida como insuficiente pela consciência jurídica, levando os tribunais a construírem, com o auxílio de normas constitucionais, uma noção mais ampla e geral, que servisse de fundamento à proteção dos direitos de personalidade não previstos pela especificação legislativa. Esta introdução servirá ao mesmo tempo para salientar a importância crescente que vem sendo reconhecida ao problema dos assim chamados direitos da personalidade em todos os países civilizados.  

Biografia do Autor

José Lamartine Corrêa de Oliveira

Professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Advogado em Curitiba (Paraná).

Francisco José Ferreira Muniz

Professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Advogado em Curitiba (Paraná).

 

Publicado

2021-03-27

Edição

Seção

Memória do Direito Civil