As implicações do fideicomisso sobre os impostos de transmissão causa mortis de imóveis

Autores

  • Márcio Flavio Mafra Leal

Palavras-chave:

Fideicomisso , ITCMD , Propriedade resolúvel

Resumo

O artigo examina a natureza transferência da propriedade imóvel do fiduciário para o fideicomissário e se isso se constitui fato gerador do Imposto de Transmissão Causa Mortis, especificamente diante de precedentes do Superior Tribunal de Justiça em contraste com legislações tributárias estaduais, bem como a maneira de atuar dos registradores ao se depararem com pedido de cancelamento da cláusula fideicomissária nas matrículas dos imóveis. Dada a natureza do fideicomisso, buscou-se comparar o tratamento tributário da propriedade resolúvel em geral e a legislação para se chegar a uma conclusão pela possibilidade de cobrança do ITCMD na hipótese pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Flavio Mafra Leal

Doutor em Direito pela Universidade de Friburgo (Alemanha). Pós-doutorado em História do Direito pela Universidade de Friburgo (Alemanha). Juiz federal da Seção Judiciária Federal do Distrito Federal. Professor-adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

 

Downloads

Publicado

2021-03-27

Como Citar

MÁRCIO FLAVIO MAFRA LEAL. As implicações do fideicomisso sobre os impostos de transmissão causa mortis de imóveis. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 24, p. 207–220, 2021. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/793. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.