Esterilização compulsória em pessoas com deficiência mental no Brasil: reflexões a partir da nova teoria das incapacidades

Autores

  • Luthianne Perin Ferreira Lunardi
  • Taciana Damo Cervi
  • Thami Covatti Piaia

Resumo

O estudo enfrenta a temática da esterilização de pessoas com deficiência mental, analisando julgado que deferiu a interdição e esterilização compulsória de uma mulher em situação de deficiência mental. A condução da investigação busca identificar quais os desafios para a consagração dos direitos das pessoas com deficiência mental no Brasil, constatada a evolução legislativa no sentido de extinguir a segregação dos deficientes mentais e estimular sua autonomia. Nesse aspecto, a pesquisa aborda a deficiência mental ao longo da história situando o contexto nacional. Adiante, analisa julgado que deferiu a interdição e esterilização compulsória de uma mulher com deficiência mental, de modo que, ao final, aborda os desdobramentos verificados em razão do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-04-29

Como Citar

PERIN FERREIRA LUNARDI, Luthianne; DAMO CERVI, Taciana; COVATTI PIAIA, Thami. Esterilização compulsória em pessoas com deficiência mental no Brasil: reflexões a partir da nova teoria das incapacidades. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 21, p. 429–441, 2020. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/661. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Comentários de Jurisprudência