Grant Gilmore e “A morte do contrato”: o ciclo de vida da “clássica” teoria geral dos contratos estadunidense

Autores

  • Mark Pickersgill Walker

Palavras-chave:

Grant Gilmore, Morte do contrato, Teoria geral dos contratos, Realismo jurídico estadunidense, Formalismo jurídico estadunidense

Resumo

A morte do contrato é uma obra jurídica estadunidense escrita por Grant Gilmore, hoje considerada clássica em matéria de direito contratual naquele país. Analisam-se aqui o seu conteúdo e repercussão (perpassando-se, nesse processo, as críticas posteriores tecidas por seus comentadores), bem como a razão da sua notoriedade e do status a que foi alçada. Busca-se situar a obra em seu panorama histórico – revelando o debate jusfilosófico entre o racionalismo e o formalismo jurídico que lhe serve como pano de fundo –, além de desmitificar certa compreensão equivocada sobre ela, derivada do teor provocativo que o autor lhe imbuiu com intuito de gerar impacto e de causar controvérsia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

PICKERSGILL WALKER, Mark. Grant Gilmore e “A morte do contrato”: o ciclo de vida da “clássica” teoria geral dos contratos estadunidense. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 20, 2020. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/624. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.