Exigibilidade de taxas por associação de moradores: proposta de solução pela ótica do enriquecimento sem causa
Palavras-chave:
Taxas, Associações de moradores, Enriquecimento sem causa, Enriquecimento imposto, Liberdade de associaçãoResumo
O artigo pretende demonstrar que o instituto do enriquecimento sem causa é a figura jurídica mais adequada para a verificação da exigibilidade ou não das taxas de conservação cobradas por associações de moradores de proprietários não associados. Adota-se a teoria da divisão do instituto do enriquecimento sem causa para qualificar-se o caso em debate como enriquecimento imposto, cujos pressupostos são mais estritos, de maneira a ser majoritariamente impassível de restituição. Também se demonstra a impossibilidade de a questão ser dirimida exclusivamente pelo ângulo da garantia constitucional de livre associação e do princípio da legalidade, havendo-se de esgotar a análise também pela ótica do enriquecimento sem causa como fonte de obrigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-30
Como Citar
FAJARDO NUNES HILDEBRAND, Lucas. Exigibilidade de taxas por associação de moradores: proposta de solução pela ótica do enriquecimento sem causa. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 14, p. 311–312, 2018. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/379. Acesso em: 23 jan. 2025.
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.