Criança e consumo: contribuição ao estudo da vulnerabilidade das crianças no mercado de consumo brasileiro
Palavras-chave:
Crianças, Consumo, Vulnerabilidade, Tutela jurídica, Risco profissionalResumo
O texto cuida do tratamento legislativo e jurisprudencial dispensado, no Brasil, à criança como ser vulnerável no mercado de consumo, partindo da hipótese de que tal vulnerabilidade é um reforço do risco profissional do fornecedor que tem nessa fatia da população (as crianças) o seu público-alvo. Ao focalizar a jurisprudência do STJ, o artigo trabalha dois aspectos relevantes para o estudo do tema: a falta de clareza quanto à compreensão dos efeitos que a vulnerabilidade da criança acarreta para seu tratamento jurídico como consumidor e, ainda, os cuidados especiais impostos pelo CDC para os casos relacionados à criança no mercado de consumoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-30
Como Citar
LIMA MARQUES, Cláudia. Criança e consumo: contribuição ao estudo da vulnerabilidade das crianças no mercado de consumo brasileiro. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 14, p. 101–102, 2018. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/373. Acesso em: 23 jan. 2025.
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.