O direito ao cadáver e a doação de órgãos pós-morte
Palavras-chave:
Direitos da personalidade, Direito ao cadáver, Doação de órgãos pós-morte, Exteriorização de vontade, BioéticaResumo
O presente artigo visa ao estudo da regu- lamentação da doação de órgãos pós-morte. Para tanto, imprescindível detida análise da figura jurídi- ca do direito ao cadáver, uma vez que direito subje- tivo apto a legitimar a prática da remoção e doação de órgãos. Assim sendo, num primeiro momento, o artigo debruçar-se-á sobre esse direito ao corpo morto, a fim de, na sequência, adentrar efetivamen- te na questão do transplante de órgãos. Então, a partir da análise comparativa dos casos espanhol, inglês e italiano, bem como com base no arcabouço doutrinário previamente apresentado, buscar-se- -á proceder a uma esclarecedora interpretação da legislação pátria – que hoje apresenta dois diplo- mas normativos diferentes a regular o assunto –, bem como propor solução de lege ferenda, capaz de pacificar as controvérsias existentes a respeito do tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-17
Como Citar
ABBADE TRONCO, Arthur. O direito ao cadáver e a doação de órgãos pós-morte. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 13, p. 69–97, 2018. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/339. Acesso em: 14 maio. 2025.
Edição
Seção
Doutrina Nacional
Licença
A política de direitos autorais é informada nas Normas de Publicação para autores de colaboração autoral inédita e é aqui resumida: (a) o autor cede os direitos autorais à RDCC e seus editores; (b) a remuneração do autor consiste no recebimento de um exemplar da RDCC, no qual sua contribuição foi publicada. Os textos publicados podem ser utilizados.