Colação e o novo Código de Processo Civil

Authors

  • Edgard Audomar Marx Neto
  • Laura Suoza Lima e Brito

Keywords:

Sucessão legítima, Herança, Partilha, Doação, Colação

Abstract

O presente artigo tem como ponto de partida a alteração trazida pelo art. 639 do Código de Processo Civil de 2015, com entrada em vigor em 18 de março de 2016. O referido dispositivo legal revogou o art. 2.004 do Código Civil de 2002 para determinar que o critério para o cálculo do valor dos bens a serem levados à colação deve ser pelo valor que tiverem ao tempo da abertura da sucessão. O objetivo do trabalho é apresentar o cenário jurídico que recebe o novo Código de Processo Civil no que tange à atribuição de valor dos bens colacionados, com a exposição do estado da arte do cálculo da colação no direito pátrio. Para tanto, foram realizadas revisão bibliográfica e pesquisa jurisprudencial. Além disso, foram apresentados os principais desafios encontrados pela doutrina e pela jurisprudência, a serem enfrentados, a partir de agora, sob a luz do art. 639 do Código de Processo Civil de 2015.

Author Biographies

Edgard Audomar Marx Neto

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Adjunto de Direito Civil na Faculdade de Direito da UFMG.

Laura Suoza Lima e Brito

Professora Adjunta na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG e do Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH. Doutora e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela UFMG. Advogada em Belo Horizonte. 

Published

2017-03-31

Issue

Section

Doutrina Nacional