Perspectivas de direito civil ambiental: as dimensões socioambientais da propriedade privada - Do uso nocivo ao uso abusivo - O percurso da propriedade privada no Código Florestal

Autores

  • Gilson Ferreira

Palavras-chave:

Propriedade, Nocividade, Anormalidade, Co?digo Florestal, Func?a?o socioambiental

Resumo

Discutir o Código Florestal é compreender as dimensões socioambientais, políticas e econômicas que derivam da conservação dos recursos naturais, tomando-se como ponto de partida o exercício do direito de propriedade. Trata-se, portanto, de examinar o direito de propriedade numa perspectiva mais ampla; para além do seu desenvolvimento histórico-dogmático. O objetivo geral é discutir essas relações no âmbito do Código Florestal e o especí co consiste em analisar as alterações na estrutura normativa da problemática orestal bem como seus impactos no direito de propriedade, centrada a análise na caracterização das diferenças conceituais de uso nocivo e uso anormal da propriedade no âmbito da disciplina orestal. Metodologicamente, a partir do levantamento da produção bibliográ ca em torno do Código Florestal buscou-se identificar a situação proprietária e seus contornos num processo de comparação, análises e sínteses. 

Biografia do Autor

Gilson Ferreira

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Integrante do Grupo de Estudos Aplicados ao Meio Ambiente – Geama-USP, liderado pela Prof. Dr. Patrícia Faga Iglecias Lemos. Professor de Direito Civil da Universidade Nove de Julho – Uninove. 

Downloads

Publicado

2016-12-03

Edição

Seção

Doutrina Nacional