Perspectivas de direito civil ambiental

as dimensões socioambientais da propriedade privada - Do uso nocivo ao uso abusivo - O percurso da propriedade privada no Código Florestal

Autores

  • Gilson Ferreira

Palavras-chave:

Propriedade, Nocividade, Anormalidade, Código Florestal, Função Socioambiental

Resumo

Discutir o Código Florestal é compreender as dimensões socioambientais, políticas e econômicas que derivam da conservação dos recursos naturais, tomando-se como ponto de partida o exercício do direito de propriedade. Trata-se, portanto, de examinar o direito de propriedade numa perspectiva mais ampla; para além do seu desenvolvimento histórico-dogmático. O objetivo geral é discutir essas relações no âmbito do Código Florestal e o especí co consiste em analisar as alterações na estrutura normativa da problemática orestal bem como seus impactos no direito de propriedade, centrada a análise na caracterização das diferenças conceituais de uso nocivo e uso anormal da propriedade no âmbito da disciplina orestal. Metodologicamente, a partir do levantamento da produção bibliográ ca em torno do Código Florestal buscou-se identificar a situação proprietária e seus contornos num processo de comparação, análises e sínteses. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Ferreira

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Integrante do Grupo de Estudos Aplicados ao Meio Ambiente – Geama-USP, liderado pela Prof. Dr. Patrícia Faga Iglecias Lemos. Professor de Direito Civil da Universidade Nove de Julho – Uninove. 

Referências

BENJAMIN, Antonio Herman; e LEITE, José Rubens Morato (orgs.). Saúde ambiental: Política Nacional de Saneamento básico e resíduos sólidos. São Paulo: Instituto O Direito por um Planeta Verde, 2014, vol. 2.

BESSA, Paulo Antunes. Direito ambiental brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.

DUGUIT, Leon. Las transformaciones generales del derecho privado desde el Código de Napoléon. Madrid: Francisco Beltran Libreria Española y Extranejera, 1902.

FIGUEIREDO, Guilherme José Purvim de. Curso de direito ambiental. São Paulo: Ed. RT, 2012.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. Ditos & Escritos V-Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1998.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2005.

MILARE, Édis. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco. São Paulo: Ed. RT, 2009.

PEREIRA, Osny Duarte. Direito florestal brasileiro. Rio de Janeiro: Borsoi, 1950.

PETERS, Edson Luis. Meio ambiente e propriedade rural - De acordo com o novo Código Civil. Curitiba: Juruá, 2009.

SANTOS, João Manoel de Carvalho. Código Civil brasileiro interpretado. São Paulo: Freitas Bastos, 1981.

SANTOS, Maria Helena de Castro. Governabilidade, governança e democracia: Criação da capacidade governativa e relações executivo-legislativo no Brasil pós-constituinte. Dados - Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, n. 3, vol. 40, p. 335-376, 1997.

ZAKIA, Maria José de Brito; e DERANI, Cristiane. Situação jurídica das florestas plantadas. In: LIMA, Walter de Paula; e ZAKIA, Maria José de Brito. As florestas plantadas e a água: implementando o conceito da microbacia hidrográfica como unidade de planejamento. São Carlos: RiMa, 2006.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

FERREIRA, Gilson. Perspectivas de direito civil ambiental: as dimensões socioambientais da propriedade privada - Do uso nocivo ao uso abusivo - O percurso da propriedade privada no Código Florestal. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 177–194, 2015. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/131. Acesso em: 29 jun. 2026.

Edição

Seção

Doutrina Nacional