Aliciamento sexual de crianças na internet e a necessidade de novas regulamentações de direito privado com especial referência ao direito ao esquecimento

Autores

  • Aswathy Prakash G.
  • Tenzin Jangchup Khampa

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Direito Privado, Direito ao Esquecimento, Privacidade, Aliciamento

Resumo

Crianças e adolescentes são tidos como mais vulneráveis do que adultos em ambientes virtuais no tocante ao assédio e abuso sexual, essencialmente devido à falta de habilidades digitais ou consciência dos riscos de privacidade, situação que gera uma preocupação crescente entre pais e legisladores. Este artigo concentra- se principalmente no aliciamento de jovens (sexual grooming) como delito sexual específico e explora a necessidade de criar novas regulamentações no âmbito do Direito Privado que envolvam matérias de invasão de privacidade e o direito à exclusão de informações que não sirvam mais a nenhum propósito legítimo. O estudo analisa sistematicamente a estrutura jurídica e política da proteção da privacidade e dignidade virtual dos jovens na Índia e na União Europeia, com foco especial no estudo do campo do direito à exclusão de conteúdos em ambiente virtual. O trabalho adota uma pesquisa descritiva e doutrinária para analisar a correlação, na Índia, entre a consciência de entrevistados de várias faixas etárias, em relação ao direito ao esquecimento – no caso de jovens – e direitos conexos. O estudo revela que há uma diferença na opinião de homens e mulheres da Índia em relação ao direito das crianças de serem esquecidas na internet. Este artigo sugere que o uso de uma única fórmula para proteger a privacidade e a dignidade online das crianças não é adequado, sendo necessário que o monitoramento eficaz dos pais, aliado a uma legislação adequada, sejam medidas a serem implementadas.

Biografia do Autor

Aswathy Prakash G.

Mestre em Direito pela Universidade de Osmania (Hyderabad, Índia). Pesquisadora. Professora Adjunta da Saveetha School of Law (Chennai, Índia).

Tenzin Jangchup Khampa

Professora Associada da Saveetha School of Law (Chennai, Índia). Professora Adjunta da Universidade de Pondicherry (Kalapet, Índia). Pesquisadora. 

Downloads

Publicado

2023-11-05

Edição

Seção

Doutrina Internacional