Autonomia sucessória e pacto antenupcial

a validade da cláusula pré-nupcial de mútua exclusão da concorrência sucessória dos cônjuges

Autores

  • Felipe Frank

Palavras-chave:

Pacto antenupcial, Herança, Autonomia privada, Cláusula de exclusão da concorrência sucessória do cônjuge

Resumo

O presente trabalho sustenta que é válida a disposição da concorrência sucessória por meio de pacto antenupcial, uma vez que este é negócio jurídico autônomo em relação a contratos, testamentos e atos de renúncia da herança. Assim, dentro dos limites do Código Civil, argumenta- se que: (a) o pacto goza de sistemática própria e independente em relação aos contratos, tendo conteúdo e forma próprios, regulamentados por lei especial que não veda disposições sucessórias (arts. 1.639 a 1.657); (b) a legítima serve à proteção do herdeiro em face da liberdade unilateral e potestativa do testador, conforme descreve o art. 1.789, não se aplicando ao pacto antenupcial, negócio jurídico bilateral livremente firmado entre os cônjuges; e (c) o pacto não se confunde com a renúncia da herança, ato jurídico unilateral e não receptício, que não permite modulação eficacial (art. 1.808).  

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Frank

Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. Doutor, Mestre e Bacharel em Direito – Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogado.

 

Downloads

Publicado

2022-03-20

Como Citar

FELIPE FRANK. Autonomia sucessória e pacto antenupcial: a validade da cláusula pré-nupcial de mútua exclusão da concorrência sucessória dos cônjuges. Revista de Direito Civil Contemporâneo , [S. l.], v. 28, n. 8, p. 217–246, 2022. Disponível em: https://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/1002. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Doutrina Nacional

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.