Parte geral: Código Civil – gênese, difusão e conveniência de uma ideia, de Bernardo B. Queiroz de Moraes

Autores

  • William Galle Dietrich 

Resumo

Dados Bibliográficos: MORAES, Bernardo B. Queiroz de. Parte geral: Código Civil: gênese, difusão e conveniência de uma ideia. São Paulo: YK, 2018. 

 

Sumário: Introdução. 1. Apresentação da obra e dos seus problemas. 2. Análise. Conclusão.  Referências. 

 

Introdução: Bernardo Bissoto Queiroz de Moraes é um pesquisador de admirável trajetória acadêmica: além de especialista (Perfezionato) em Direito Romano pela Universita  di Roma I (La Sapienza), é Doutor em Direito Civil/Direito Romano e Livre-docente pela FDUSP (Largo de São Francisco), instituição na qual também é Professor Associado  em Direito Civil e em Direito Romano. Trata-se de pesquisador que é referência contemporânea para a Ciência Jurídica. Com efeito, seja através dos seus trabalhos individuais – por exemplo, o monumental Manual de Introducao ao Digesto1 –, seja através dos empreendimentos coletivos em que está envolvido – como a sem precedentes publicação da tradução do Digesto do Conselheiro Vasconcellos2 – já é censurável trabalhar a romanística sem recorrer aos seus textos. Menciona-se, além disso, os seus recentes trabalhos com a divulgação e difusão do Direito Romano através de plataformas digitais, em seu canal do Youtube, cuja importância certamente será objeto de testemunho positivo do tempo. 

   

Biografia do Autor

William Galle Dietrich 

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade  de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS),  como bolsista CAPES. Membro da Rede de Direito Civil Contemporâneo. Membro da ABDPro –  Associação Brasileira de Direito Processual. Advogado no Raatz & Anchieta Advocacia.  

 

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Resenhas