O critério determinante da filiação no caso de reprodução humana assistida com material biológico de terceiros

Autores

  • Mairan Gonçalves Maia Junior

Palavras-chave:

Reprodução humana assistida com material heterólogo, Gestação por substituição, Critérios, Vínculo de parentesco, Filiação

Resumo

A aplicação das técnicas de reprodução humana assistida (TRA) cresce vertiginosamente no Brasil, em função da amplitude do universo de pessoas que dela podem fazer uso. Em particular, verifica-se o aumento de sua procura por pessoas solteiras e casais homoafetivos. Quando utilizado material biológico de terceiros, há dissociação entre a verdade biológica e a verdade jurídica. Além da utilização de técnicas de reprodução assistida com material heterólogo, há, também, a situação em que o embrião é gerado por mulher não envolvida no projeto parental, os casos de gestação por substituição. O presente artigo objetiva discutir os critérios a aplicar para definir o vínculo de parentesco a ser estabelecido entre as pessoas envolvidas no projeto parental e a criança concebida, bem como a suficiência ou não das regras postas no ordenamento jurídico brasileiro para solucionar as graves questões surgidas decorrentes da participação de terceiros nas técnicas de reprodução humana assistida.

   

Biografia do Autor

Mairan Gonçalves Maia Junior

Livre-Docente em Direito Civil (2018), Doutor em Direito, na área de Direito Civil (2008), e Mestre em Direito, na área de Direito das Relações Sociais (1991), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor visitante do Instituto de Direito Europeu e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de Oxford, Reino Unido, no período de 1º a 31 de julho de 2019. Estágio pós-doutoral realizado no Instituto Max-Planck de Direito Internacional Privado e Comparado, no período de 1º.09.2018 a 20.12.2018, em Hamburgo, Alemanha. Professor Assistente-Mestre, sendo Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, no núcleo de Direito Civil, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor dos Cursos de Especialização em Contratos e Processo Civil da PUC/COGEAE. 

 

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Doutrina Nacional