A função do Direito Comparado e o nosso sistema de Direito Privado

Autores

  • Tullio Ascarelli
  • Fabrício Bertini Pasquot Polido

Resumo

Nota do Tradutor (N.T): Tradução e adaptação do texto La funzione del diritto comparato e il nostro sistema de diritto privato, que foi objeto da conferencia proferida por Tullio Ascarelli em Aula Magna, de 5 de marco de 1949, na Universidade de Catania, Itália, originalmente dedicada a Francesco Carnelutti, pela importância de seu magistério entre os juristas italianos. Tullio Ascarelli (1903-1959) foi catedrático de Direito Industrial, Direito Comercial e Direito Comparado da Universidade de Roma. Ascarelli doutorou-se em Direito Comercial pela Universidade de Paris. Durante sua carreira no magistério, foi também professor nas Universidades de Roma, Bolonha, Ferrara, Cagliari, Catania, além de ter lecionado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São de Francisco), durante o tempo em que permaneceu no Brasil, emigrado da Itália fascista. Ate hoje, o Departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo – USP mantem as atividades do Instituto Tullio Ascarelli, que sedia a publicação da prestigiada Revista de Direito Mercantil, bem como a preservação da Biblioteca de Direito Comercial com seu nome.

Biografia do Autor

Tullio Ascarelli

Catedrático de Direito Industrial, Direito Comercial e Direito Comparado da Universidade de Roma (Itália). Doutorado em Direito Comercial pela Universidade de Paris (França).

Fabrício Bertini Pasquot Polido

Professor-Associado de Direito Internacional Privado, Direito Internacional da Propriedade Intelectual, Direito Comparado e Novas Tecnologias da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP. Advogado.   

Publicado

2021-03-26

Edição

Seção

Memória do Direito Civil