Dos fundamentos da proteção aos animais - Uma análise acerca das teorias de personificação dos animais e dos sujeitos de direito sem personalidade

Autores

  • Bruno Resende Azevedo Gontijo
  • César Fiuza

Palavras-chave:

Direito civil, Personalidade, Sujeito de direito, Protec?a?o aos animais, Sujeitos de direito sem personalidade

Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise da questão da proteção aos animais, bem como de algumas teorias que explicam esta proteção. Afinal, é necessário atribuir-se personalidade aos animais para fins de proteção? Que animais devem ser protegidos? O paradigma pode ser outro que não o antropocêntrico? É possível aplicar a teoria da não maleficência na escolha dos animais a proteger? A partir da revisão de alguns conceitos basilares do direito civil, tais como sujeito de direito, capacidade de direito, personalidade e direito subjetivo, buscamos nos posicionar perante este tema. Teorias, como a dos sujeitos de direito sem personalidade, bem como ideias de personificação dos animais foram abrangidas por este estudo. Ao final, posicionamo-nos diante das questões levantadas, fundamentando o porquê de nos liarmos a uma e não a outra corrente. 

Biografia do Autor

Bruno Resende Azevedo Gontijo

Bacharel em Direito pela UFMG. Servidor público no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

César Fiuza

Doutor em Direito pela UFMG. Professor Titular de Direito Civil na Universidade FUMEC. Professor Associado de Direito Civil na UFMG e Adjunto na PUC-MG. Advogado e consultor jurídico. 

Downloads

Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Doutrina Nacional